Associação da Turma Ricardo de Moraes

PROGRAMAÇÃO

COMEMORAÇÃO DOS 45 ANOS DE INGRESSO NO COLÉGIO NAVAL

Angra dos Reis, 22 de maio de 2010.

ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DO COLÉGIO NAVAL

Angra dos Reis, em 22MAI2010

Excelentíssimos senhores integrantes da Turma Barão de Teffé e Associação da Turma Ricardo de Moraes, senhoras e senhores convidados, senhores Oficiais, senhores Alunos do Colégio Naval.
Tendo assumido recentemente o Comando do Colégio Naval, gostaria de expressar a minha satisfação em apresentar as boas vindas a uma turma de ex-Alunos.
O Colégio Naval se engalana nesta tarde para receber, como na primeira vez, há 45 anos, os ilustres componentes da Turma Barão de Teffé e Associação da Turma Ricardo de Moraes.
Há 45 anos cruzaram este portão jovens idealistas, orgulhosos da vitória obtida no rigoroso processo de seleção; adolescentes determinados a superar os desafios que estariam por vir na nova rotina da vida militar.
Quantas novidades em um curto período de adaptação - alvorada, faxina, parada, desfile em continência, estudo obrigatório e silêncio. Quantas novas expressões - atenção ranchp, faina, BE, BB, proa, popa, safo, quiricomba, farmácia, volta ao rancho.
Mas este novo vocabulário, este dia-a-dia diferente, a distância de casa e dos familiares, a disciplina ensinada e exigida foram forjando homens, foram servindo de alicerce para a construção de sólidas e eternas amizades, foram amalgamando valores éticos e morais e estabelecendo novos limites para os conceitos de superação e solidariedade.
Neste pátio interno, que os senhores daqui a poucos momentos retornarão triunfalmente, ingressaram jovens esperançosos; hoje retornam Chefes Navais e personalidades da sociedade brasileira, respeitados senhores realizados pessoal e profisionalmente, que construiram e constroem um País cada vez maior e melhor.
Agradeço à Turma Barão de Teffé e Associação da Turma Ricardo de Moraes pela oportunidade de participar de tão significativo evento e da possibilidade concedida aos alunos, aqui presentes, de testemunhar essa demonstração de amor à Marinha e ao Brasil, que se iniciou nessa bela enseada Almirante Baptista das Neves, há 45 anos.
Parabéns Turma Barão de Teffé e Associação da Turma Ricardo de Moraes!

JOSÉ DE ANDRADE BANDEIRA LEANDRO
Capitão-de-Mar-Guerra
Comandante


ALOCUÇÃO DO ORADOR DA TURMA

          Ao Sr. Comandante do Colégio Naval
          Comandante Leandro, nosso anfitrião

          Amigos

          Inicialmente, gostaria de agradecer pela honra que me deram ao me escolher para representá-los neste evento da mesma forma como o fiz no sidos de 1966, por ocasião de nossa formatura. Naquela época minha indicação foi fruto de um concurso, realizado no antigo ginásio. Fui escolhido orador da Turma numa disputa final com nosso saudoso colega Luiz Ernani. Aproveito também, para estender estes agradecimentos ao Comandante do Colégio Naval, oficiais e guarnição, em especial à Ten Carla Antunes, pela ajuda e esforço dispendido para que hoje pudéssemos estar aqui celebrando momento tão importante de nossas vidas, qual seja nossa entrada no Colégio Naval há quarenta e cinco anos.
A importância deste momento pode ser comprovada pela presença aqui de vários colegas vindos de outras cidades, tais como Brasilia, Florianópolis, São Paulo e Ubatuba, fazendo com que tenhamos hoje um recorde de participantes em todos os eventos já programados pela nossa Associação de Turma.
E porque isto, onde podemos situar a importância do Colégio Naval em nossas vidas, que justifique tamanha mobilização?
Certamente, naqueles idos não sabíamos responder a estas indagações, mas hoje vividos tantos momentos, apreendidas tantas lições no simples ato de viver, é fácil de responder. O Colégio foi importante na formação do Espírito Marinheiro que todos trazemos dentro de nós, e que funciona como um elo de ligação que une a todos, civis e militares, ex-alunos ou não, mas todos irmanados neste sentimento maior de amor à Pátria, de amor à Marinha e de amizade fraterna.
Aqui aprendemos a valorizar a justiça, a ética, a hnestidade e o estudo em prol de nosso crescimento pessoal e consequentemente do Brasil. Por isto temos aqui presentes companheiros oriundos do Colégio Militar, do meio civil ingressos na Escola Naval, participando conosco, como se aqui também tivessem estudado, pois a nossa irmandade hoje é muito maior. Oficiais de marinha, empresários, profissionais liberais, advogados, promotores, médicos, enfim todos juntos celebrando. Dai decorre também a presença de tantos familiares, pois queremos que eles sejam testemunhas de todo este sentimento que trazemos dentro do peito e saibam que o que somos hoje, muito devemos a esta casa e a eles próprios e esperamos que estes valores que hoje cultuamos sejam preservados e servam de exemplo às futuras gerações, particularmente aos nossos filhos e netos.
Assim é com muito orgulho que aqui estamos para dizer um obrigado especial a todos aqueles que participaram de nossa preparação. Inicialmente nossos pais, aqui representados na pessoa de minha mãe; oficiais e professores deste Colégio, representados pelo nosso querido professor Sócrates, pois hoje temos plena consciência de como foi importante a participação deles nos anos que passamos aqui para nossa formação, como homens, cidadãos e principalmente como Marinheiros.
Hoje, ao olharmos para trás entendemos que várias atitudes, determinações e decisões que algumas vezes nos pareceram duras ou rigorosas em excesso e que nos causaram tantas reclamações e às vezes até uma certa revolta, eram apenas uma pequena parte de um mosáico que se completaria na nossa passagem pela Escola Naval. Por isto mais uma vez só nos resta agradecer aqueles professores e oficiais responsáveis pela nossa formação.
Para eternizar este momento e estes sentimentos é que aqui deixamos esta placa que é apenas um símbolo de nosso grande reconhecimento a esta gloriosa instituição.
Finalmente gostaríamos de ressaltar que foi muito bom aqui chegar para ser "A ESPERANÇA DA ARMADA" e melhor ainda é poder voltar com o sentimento de dever cumprido, podendo dizer com muito orgulho em alto e bom som MUITO OBRIGADO COLÉGIO NAVAL.

Grupamento atenção para os VIVAS: AO BRASIL... À MARINHA DO BRASIL... AO COLÉGIO NAVAL.







Veja os colegas que participaram, clique aqui

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DO EVENTO

A VIAGEM

     

A CERIMÔNIA

     

VISITA AO ESPAÇO CULTURAL

CHURRASCO

  

Retornar à   Programação  ou à   Página Inicial


Desenvolvido por CID PEREIRA, Tel 21 96046650, E-mail: cidcostap@yahoo.com.br